Comunidade unida jamais será vencida – Participe da Rede de Vizinhos

Moradores do Santa Inês se unem novamente para ativar a Rede de Vizinhos Protegidos

“A idéia não é entrar na intimidade do vizinho, mas ser uma grande família”. É com essa perspectiva que Maria Benigna Silva, moradora do bairro Santa Inês há 51 anos, se refere à formação da Rede de Vizinhos Protegidos do bairro. A Rede está sendo estruturada com o apoio da Comissão de Segurança para o Santa Inês e a Polícia Militar como uma medida preventiva contra a violência.

No último encontro, realizado no dia 19 de agosto, Maria Benigna e outros moradores definiram os grupos que compõem a Rede e que irão atuar de acordo com as principais demandas de cada rua ou quarteirões.

O Sargento Ulisses Herculano Alves do 16º Batalhão da 23º Cia da Polícia Militar – PM – explica que a comunidade é a grande aliada da PM no combate à violência: “segurança pública se faz com prevenção. E para evitar que os crimes aconteçam, as pessoas precisam estar atentas e disponíveis a cooperar com seus vizinhos”.

O Sargento salienta que a PM dá o suporte necessário para a implantação da Rede, mas que o sucesso do projeto é proporcional à união, a disponibilidade, solidariedade e organização entre vizinhos, moradores e comerciantes.

site maria benign

Maria Benigna: “A segurança é responsabilidade de todos”

Essa também é a opinião de Maria Benigna (foto) que relembra os bons tempos da infância: “Ficávamos até mais tarde brincando na rua e todos se conheciam”. A moradora da rua Timóteo acredita que a segurança é responsabilidade de todos e ninguém deve cruzar os braços esperando que a polícia resolva tudo sozinha. “Não podemos ficar trancados em casa. Temos que agir e sem medo de conhecer o outro. Se todos participarem, fortalecemos nosso vínculo e também nossa segurança. Precisamos mudar o conceito errado de que o mal só acontece com o outro”, disse Maria Benigna.

E a intuição de Maria Benigna de que se todos se unirem a segurança se efetiva está mesmo correta, sob o ponto de vista empírico, de acordo com pesquisas da PM. O Sargento Ulisses relata que a violência do bairro vizinho ao Santa Inês, São Geraldo, decresceu nos últimos meses e motivo para a diminuição da criminalidade foi a união entre os moradores. Segundo o Sargento, os criminosos buscam e se aproveitam da vulnerabilidade e distração da comunidade como um todo, com sua rotina a hábitos individualistas, que não incluem a proteção também dos demais.

Os grupos formados por moradores do bairro já estão se preparando para colocar em prática as estratégias da Rede. Os interessados em participar são muito bem vindos e devem procurar a Comissão de Segurança Preventiva do bairro Santa Inês para efetivar sua participação.

Confira a agenda de reuniões da Rede:

Próxima: 23 de setembro – terça-feira – às 20hs

Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Nazaré (r. Carmésia, 400)

 

Para sugestões e demais esclarecimentos: comunicacaourc@upmsi.org.br