Unidos contra a violência, rede de vizinhos voltará à ativa

Moradores e comerciantes do bairro Santa Inês se reúnem mais uma vez nesta terça-feira, 3 de junho, para dar prosseguimento às ações de segurança preventiva para o bairro. O encontro será realizado no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Nazaré hoje, às 20hs. O comandante da 23ª Cia da Polícia Militar Major Flávio Henrique Naziazeno apresentará medidas de autoproteção contra furtos, homicídios, assaltos e crimes diversos. A próxima etapa segue rumo à formação das redes de proteção entre vizinhos e empresários.

ÚLTIMO ENCONTRO

Diminuir a criminalidade com ações preventivas em rede. Esse foi o tema central do encontro que reuniu cerca de 200 pessoas, entre moradores, comerciantes e associações do bairro Santa Inês, no dia 20 de maio, no salão paroquial da Igreja Nossa senhora de Nazaré.

O Major Flávio Henrique Naziazeno, comandante da 23ª Cia da Polícia Militar, foi o convidado da noite e iniciou sua fala agradecendo a presença de todos: “Fico muito satisfeito em ver a casa cheia. Esse espaço compartilhado indica que todos estão interessados em colaborar efetivamente com o nosso trabalho de prevenção e segurança”. Em seu discurso, o major falou sobre o papel fundamental que a comunidade exerce ao apoiar e participar ativamente das estratégias de segurança da PM. “Não podemos resolver todos os problemas de violência sozinhos”, garante o Major.

Durante a reunião, organizada por membros da Comissão de Segurança Preventiva para o Santa Inês, moradores e comerciantes tiveram a oportunidade de expor as situações referentes à violência no bairro. De acordo com o Major, diversas alternativas e soluções podem ser construídas junto à comunidade e, principalmente, com o aval das autoridades políticas, para mudar o quadro atual da violência no bairro. Um dos caminhos para bloquear a ação de criminosos é a criação de rede de vizinhos e de empresários, projetos já implantados em outras ocasiões na história do bairro e que demonstraram excelentes resultados.

A Comissão

De acordo com o Presidente da UPMSI Sr. Manoel Divino Lopes, a Comissão de Segurança para o Santa Inês estava desativada e retoma os trabalhos neste ano a pedido da própria comunidade.

Essa primeira reunião teve como objetivo, segundo o Diretor Administrativo da UPMSI, Sr. Nestor Eustáquio Cruz, integrar novamente os moradores e comerciantes junto à Comissão. “Esse encontro foi o ponta pé inicial para retomarmos juntos os trabalhos de prevenção. Agora, partimos para as outras etapas mais técnicas com o apoio da PM”, ressaltou o Diretor.