Diretoria UPMSI recebe visita do Vice-Prefeito e Secretário de Esportes de Beagá

Por Carolina Lara

Melhorias para toda a comunidade do Santa Inês. Essa foi a abordagem durante o encontro da Diretoria da associação União Pró-Melhoramentos de Santa Inês (UPMSI) com o Vice-Prefeito Paulo Lamac e o Secretário de Esportes Paulo Roberto de Freitas e demais administradores públicos da regional leste de Belo Horizonte na sexta-feira, dia 11 de agosto. Os administradores públicos visitaram a sede recreativa da UPMSI, o União Recanto Clube (URC), de acordo com o  combinado durante a primeira visita realizada pela Diretoria da UPMSI ao gabinete do Vice-Prefeito municipal no primeiro semestre desse ano.

O Diretor Administrativo da UPMSI Paulo César dos Santos expressou a alegria e satisfação em receber a atenção e a visita dos administradores públicos e agradeceu a presença de cada um que é peça de fundamental importância para o desenvolvimento de projetos coletivos em benefício da comunidade da associação e do bairro em geral. Após discurso de boas vindas, Paulo Cesar destacou dois grandes problemas que necessitam intervenção com certa urgência. Um deles se refere à iluminação, antiga reivindicação para melhoria da segurança dos moradores do bairro: “Com o apoio do coordenador geral Sr. Henrique e da Chefe de Gabinete Irma da regional leste, finalmente, iremos ganhar a batalha e conquistar iluminação mais eficiente para todo bairro”.

A outra questão se refere ao IPTU no valor de quase 60 mil ao ano que tem sido um grande entrave financeiro  para a realização de outras melhorias no clube. Soma-se a isso o fato de que o imposto começou a ser cobrado da associação sem fins lucrativos somente no ano de 2014. Antes disso, o URC era isento desse imposto. “A solução para o reequilíbrio financeiro talvez de fato não seja simplesmente não pagar o imposto, mas acredito que haja soluções inteligentes que podem ser aprimoradas em parceria com a Secretaria de Esportes”, comentou Paulo Cesar.

O Sr. Manuel Divino Lopes, hoje Presidente do Conselho Superior da UPMSI, deu sequência aos diálogos relembrando o início da formação da associação há mais de cinco décadas. Relatou também a luta de vários anciões, além dele próprio, da região para construção de uma comunidade segura e solidária. O Sr. Manoel presidiu a UPMSI no último mandato da associação, mas sempre esteve presente e atuante em relação a todas as questões do bairro durante todos esses anos.

O Presidente do Conselho Superior da UPMSI reivindicou soluções para o trânsito da avenida Contagem, cujo grau de periculosidade para os pedestres ultrapassou os limites do aceitável: “Muitas pessoas já morreram na avenida por causa do trânsito desorganizado e caótico e a empresa de transporte público da cidade até hoje não nos deu a solução, mesmo depois de tantas promessas de resoluções”, relata o presidente. Em seguida expôs uma reportagem do ano de 2003, a qual se refere a uma promessa de solução pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) em relação ao trânsito na avenida Contagem.

Parceria profícua

Bingo. O terreno não poderia estar mais propício para a união de forças entre a Prefeitura e a associação sem fins lucrativos UPMSI. O Vice-Prefeito Paulo Lamac reforçou que de fato “estreitar o laços e avaliar o que pode ser construído em conjunto” é o caminho viável para resolver os problemas e o que o clube já desenvolve socialmente está em “sinergia total” com os projetos sociais da Prefeitura . O Secretário de Esportes Paulo Roberto de Freitas confirma sobre a sinergia citada pelo Vice e faz destaque a um decreto assinado recentemente pelo prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, com o aval da Procuradoria do município, que abre a possibilidade de novas parcerias entre associações sem fins lucrativos e a Prefeitura. O documento trata de descontos em dívida ativa do IPTU que pode ser abatido em projetos sociais desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Esportes.

“Vida Ativa” e “Escola Integrada” são alguns dos programas da Prefeitura que usam o espaço de clubes e outros equipamentos sociais para proporcionar à população um local adequado para desenvolvimento de atividades públicas, sociais e recreativas. O Vice- Prefeito é otimista: “vai dar certo. Pois vocês já realizam o que precisamos”, ou seja, o URC há anos já cede o espaço para as atividades sociais e culturais da comunidade, atendendo a ONGs, escolas públicas e ao posto de saúde do Santa Inês. E o Secretário confirma: “o ginásio que vocês possuem é o ideal para realizarmos a parceria. Seria de grande utilidade, pois tenho visto poucas instalações corretas em todas as visitas que realizo”.

Ao final do encontro, O Diretor Administrativo Paulo Cesar reforçou o agradecimento e admiração que nutre pelos fundadores da associação presentes no encontro, Sr. Manoel e Sr. Silas : “me sinto honrado de poder me associar e aprender com essas pessoas tão altruístas e dedicadas”.

Demais administradores e colaboradores

Participaram ainda da reunião o Diretor Financeiro da UPMSI Roberto Márcio Soares, o integrante do Conselho Superior da UPMSI Nestor Eustáquio Cruz, Eunice, gerente do posto de saúde do Santa Inês, Monsenhor Lídio, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e Senhor Silas, um dos fundadores da Associação.

Parceria com o posto de saúde

O ginásio poliesportivo e a quadra de vôlei, além de serem espaços para a recreação dos associados e para os jogos de futebol dos times do clube, também acolhem centenas de pessoas, em sua maioria idosos. São os pacientes do posto de saúde do Santa Inês e de bairros adjacentes que participam da fisioterapia, caminhada e ginástica chinesa, gratuitamente, no ginásio três vezes por semana. Há anos essas pessoas são beneficiadas com a parceria entre a UPMSI, por meio do URC, e o posto de saúde.

Dona Clara Lúcia, 67 anos, dona Eulina, 91 anos, e o Sr.  Hermes Ferreira 79 anos (foto abaixo), são moradores do bairro há mais de cinco décadas, fazem parte da história da associação. Há quase uma década participam das atividades do posto de saúde oferecidas no ginásio URC. A diretoria do Clube serviu um café para todos os idosos como cortesia após a fisioterapia também na sexta-feira, dia 11 de agosto, antes da reunião com o Vice-Prefeito.

 editada