Rede de Vizinhos: segurança dentro e fora de casa no Santa Inês

Resultado de muito trabalho por parte da Comissão Preventiva de Segurança do Santa Inês em parceria com a Polícia Militar (PM) e a adesão de moradores, o índice de criminalidade no bairro caiu consideravelmente. A Comissão foi reativada em meados de 2014, a pedido da comunidade, pela União Pró Melhoramentos de Santa Inês (UPMSI) e a Associação da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. A primeira ação preventiva de segurança foi a implantação da Rede de Vizinhos, projeto em parceria com a PM que já funciona há 3 meses no bairro e deverá expandir no ano de 2015 com a adesão total dos moradores, incluindo comerciantes. A próxima reunião está marcada para o dia 10 de fevereiro, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Nazaré (rua Carmésia, 500).

Para o Sargento Ulisses do 18º Batalhão da PM, diversos fatores contribuíram para a diminuição das ocorrências violentas na comunidade, mas que a união entre moradores foi fator fundamental para a queda do índice. De acordo com último boletim, divulgado no início deste mês, em novembro de 2014 foram registrados 20 crimes violentos no bairro Santa Inês e, em dezembro, o número caiu para 13 crimes violentos. O motivo da redução, segundo o Sargento, foi a prevenção adotada por parte da comunidade no sentido de se protegerem mutuamente com a Rede de Vizinhos, “além do reforço policial nas áreas de maior incidência criminal (próximo as estações do metrô) e medidas coercitivas como prisões de agentes infratores e blitz repressiva”.

Diversos quarteirões do bairro Santa Inês já estão protegidos pela Rede de vizinhos (fotos). Moradores, principalmente das ruas próximas ao metrô, relatam que agora se sentem mais seguros para sair de casa, voltar para casa e até mesmo dentro de casa, a sensação é de proteção, sem medos. É o caso dos moradores da rua Timóteo Niveo Geraldo da Cruz e Islande da cruz . Há mais de 40 anos no bairro, hoje eles podem dizer que realmente se sentem seguros, pois contam com o apoio mutuo da vizinhança e da PM que está agindo com mais agilidade no contexto da Rede de Vizinhos e reforçando também a segurança nas ruas, na medida das possibilidades estruturais da corporação.

Participe você também e ajude a construir a paz tanto almejada por todos. Mais informações pelo email comissãodesegurancasi@gmail.com