Moradores unidos ajudam PM e criminalidade tem queda no Santa Inês

Os encontros que definem as estratégias de combate à violência para o bairro Santa Inês começam surtir efeitos práticos na comunidade. Os esforços de alguns moradores, com o apoio da Comissão de Segurança e da Polícia Militar, culminaram em mais segurança para o bairro. A população passou a contar, desde o mês passado, com o trio da cavalaria da PM e com duas motocicletas, que agora fazem ronda próximo à linha do metrô, local com grande incidência de assaltos.

O morador da rua Timóteo, José Navarro Sobrinho, reclama que a falta de freqüência da poda de árvores também é um fator facilitador da ação dos criminosos que aproveitam da escuridão para fazerem suas vítimas. Porém, o cerco está apertando para os bandidos. Com a parceria promissora entre comunidade e  PM, a Rede de Vizinhos Protegidos está sendo fortalecida de maneira gradual e as placas que simbolizam essa união já começam a ser instaladas.

O resultado da soma dessas ações já reflete numa queda de 70% no índice de roubos, dos quais atingem em sua maioria mulheres que andam a pé e com bolsas.   De acordo com o Sargento Ulisses Herculano Alves do 16º Batalhão da 23º Cia da Polícia Militar, somente do dia 9 a 16 de setembro, a PM conseguiu tirar 14 criminosos de circulação com a ajuda da comunidade. “Já é sabido que quando as pessoas se unem em prol do bem comum, a tendência é a criminalidade diminuir”.

Cidadania

Na opinião do morador Islande Batista, a organização entre vizinhos repele o criminoso.  Islande está trabalhando duro para integrar seus vizinhos incentivando-os a tomarem a responsabilidade pela segurança um dos outros.  “A polícia sozinha não dá conta. É hora de assumirmos o nosso papel. Temos sim que nos preocuparmos uns com os outros. Estou batendo de porta em porta e descobri que tenho vizinhos que moram na mesma rua que eu há 30 anos, mas não os conhecia. Antigamente não era assim. Vamos reconquistarmos nossos antigos valores”.

Apitos e telefones celulares são alguns dos instrumentos de apoio à vigilância permanente dos quarteirões onde as células ou grupos de vizinhos da Rede já foram formados.  O pequeno grupo que se dedica a desenvolver ações de segurança para todos já começa a ver os frutos de seu trabalho, mas eles acreditam que quanto mais pessoas se unirem a eles, mais rapidamente poderão sanar os problemas de segurança do bairro e convidam a todos a participarem das reuniões realizadas na terça feira da terceira semana de cada mês no salão paroquial da Igreja Nossa senhora de Nazaré, sempre as 20hs.