UPMSI e Allan’s Futsal retomam parceria e comunidade URC ganha novas turmas da modalidade esportiva

Com quase três décadas de conquistas no mercado esportivo de BH, a Allan´s Futsal volta a atuar como parceiro UPMSI/URC. As novas turmas de futsal iniciam no dia 02 de agosto. As aulas serão ministradas no Ginásio poliesportivo URC, reformado recentemente, toda as terças e quintas, nos turnos da manhã e tarde. Sócios URC terão desconto na mensalidade. Em entrevista exclusiva, Sérgio (Japão), líder da Allan´s, fala sobre os detalhes da parceria, a metodologia de ensino e muito mais. Confira e garanta já sua matrícula!

 

– Você poderia nos contar a história de como começou a parceria no URC? Como se deu esse crescimento, quantos alunos passaram pela escola?

Nossa História começou há mais de vinte anos no União Recanto Clube. Fui convidado para ministrar aulas de Futsal em uma Escolinha que existia no clube e que se chamava REVELAÇÃO. Depois de alguns anos, o proprietário dessa escolinha mudou pra São Paulo e eu assumi a nova Escolinha de Futsal que já existia em outra unidade. Criei então a Unidade Allan´s União Recanto Clube onde ficamos por mais de vinte Anos como já relatado. No Início era tudo muito difícil, mas com o tempo fui ganhando a confiança de todas as diretorias que passaram nesse período e consegui realizar muitos sonhos e conquistas em Parceria com o Clube.

O Nome Allan´s surgiu de uma brincadeira com o “Tio Ailton”. Ele Fez uma Aposta com um amigo de que ganharia uma partida de futsal contra sua equipe, mas como o “Tio Ailton” não tinha time para jogar, resolveu chamar nossa equipe aqui do Condomínio Residencial Dr. Waldemar Diniz Henriques, onde moro até hoje, para representá-lo. Tínhamos aqueles times de rua, mas éramos muito habilidosos e competitivos. O Jogo foi na Quadra do Vilarinho em Venda Nova e nós vencemos aquela partida com muita garra e dedicação, pois o Tio Ailton nos falou que se ganhássemos aquele jogo, iríamos comer sanduiches e beber refrigerantes de graça no seu trailer no qual se chamava ALLAN´S BURGER.

Resolvemos que depois desse dia nosso time iria se chamar ALLAN´S FUTSAL e isso aconteceu em 05/09/1986, portanto, em setembro próximo vamos comemorar 30 anos de Existência.

Neste período, passaram muitos atletas pela nossa escola, que depois chegaram a se profissionalizar em grandes clubes de futebol no Brasil e no exterior, chegando até na Seleção Brasileira de Futebol

 – Como é seu método de ensino? Você considera diferenciado? Por quais razões?

Hoje o método de trabalho é bem diferente de outros tempos. As características dos atletas mudaram muito devido ao mundo de hoje. Naqueles tempos, por exemplo, as escolas tinham a disciplina escolar que era a Educação Física, hoje, na maioria delas, não existe mais. Outra diferença é que nesta era digital, as crianças estão cada vez mais afastadas das atividades esportivas. Esses são alguns exemplos, portanto, o método de trabalho hoje tem que se basear muito na psicologia esportiva e motivacional do que simplesmente dar treinos regulares e comuns. O diferencial do método de trabalho hoje é que ele está mais voltado para a socialização dos alunos, interação com outras crianças e jovens, trabalhos em grupo para obtenção de resultados mais significativos e recreação social.

 

– Quantas turmas pretende formar? Quais horários? Qual a idade? Os valores já estão definidos? Sócios tem desconto?

Inicialmente serão formadas turmas às terças e quintas feiras, nos horários de 8:00 as 10:00 pela manhã e 14:00 as 16:00 no período da tarde. As turmas poderão ser formadas a partir de 04 anos de idade. As mensalidades já foram definidas: R$ 75,00 reais para não sócios e R$ 65,00 para sócios do União Recanto Clube. A taxa de matrícula é isenta para todos alunos. Os novos alunos poderão fazer um aula experimental totalmente grátis.

 – Tendo em vista que o URC oferece o futebol no gramado e agora receberá sua escola no Ginásio, fale para nós um pouco da diferença entre jogar nesses dois espaços.

O Futsal hoje é muito dinâmico. Tem algumas diferenças do gramado sintético sim. Algumas diferenças são o piso, a bola, as dimensões da quadra, o calçado, as regras.

O Futsal é um jogo rápido que influencia na capacidade de raciocínio dos atletas. É muito interessante jogar Futsal, pois, as estratégias mudam muito de acordo com a performance do adversário e no momento em que as partidas estão sendo realizadas. É um esporte que agrega e sociabiliza todos que o praticam independentemente de qualquer situação.

 – Sua escola é inclusiva? Ou seja, aceita alunos com dificuldades motoras e de aprendizado? Você tem alunos com esse perfil? Conta um pouco sobre essa experiência.

Sim. Minha escolinha é muito inclusiva. Podem jogar e interagir qualquer criança, menina ou menino, que tenha alguma dificuldade. A Allan´s recebeu de braços abertos uma criança com síndrome de down. Ele é um grande referencial de inclusão, já que no ano passado havia procurado algumas escolinhas e não foi aceito para os treinamentos. O Juninho Começou sua trajetória esportiva no União Recanto Clube bem novinho e está até hoje com a gente. É muito importante e gratificante para ele e muito mais pra mim.

 

– Quais são as principais contribuições, em todos os níveis, que esse esporte, com a metodologia que você usa, na vida dos seus alunos? Em quais aspectos eles mais têm demonstrado crescimento em termos de humanidade?

Olha, nosso trabalho hoje é voltado para o desenvolvimento social e humano dos atletas. Esse método de trabalho foi criado a partir da minha observação em relação as necessidades afetivas das crianças. Se oferecemos mais atenção e respeito, melhor o resultado e desempenho dentro da quadra e fora dela também, nas outras vivências da vida cotidiana.

Esse trabalho em parceria com as famílias vem melhorando o comportamento das crianças em casa, na escola, e também nos treinos. Hoje podemos dizer com toda certeza que depois de passar por essa experiência na vida esportiva, nossos alunos desenvolvem se muito em suas relações interpessoais. Se eles não se tornarem atletas de alto rendimento, serão, sem dúvidas, cidadãos de respeito, pais responsáveis, trabalhadores, etc. Isso é muito fácil de identificar na prática, pois muitos hoje que eu encontro em vários lugares sempre me cumprimentam e agradecem pelas oportunidades da vida e dizem que tudo começou na Escolinha Allan´s de Futsal.

– Você acha que o uso exagerado das redes sociais pelas crianças tem interferido na procura pelo esporte?

Hoje a procura pelas escolinhas tem sido cada vez menor devido a alguns fatores: Situação financeira familiar, desmotivação das escolas nas práticas esportivas, pais que não se interessam e não motivam seus filhos em relação a importância da prática esportiva, condições para levar e trazer os alunos – pois muitos pais não tem como levá-los e buscá-los – interferência digital na vida de crianças e jovens ( Celulares, Iphone, Tablets e outros ) era de Whatsapp, Facebook e etc que desestimulam as crianças na vida esportiva.