Time de futsal URC conquista mais um título

por Carolina Lara

O 3º Torneio União Recanto Clube (URC) de Futsal, realizado entre os meses de março e junho deste ano, reuniu 12 times “de peso” de Belo Horizonte. Após quase 20 anos sem time oficial do cube, a equipe URC chegou com tudo e se fortaleceu nos últimos 2 anos, o que lhe rendeu vários títulos. Entre as conquistas de 2018, levou o troféu ouro da casa.

Com o empenho e o apoio incondicional do Diretor de Esportes Adilson Crecci, do Diretor Administrativo Paulo César (PC) e do Gerente do URC Tiago, o esporte foi resgatado e o time do clube alavancou a partir do ano de 2016: conseguiu organizar os torneios “da casa” e a participação em campeonatos nacionais importantes (Veja Tabela). Tudo isso também contou com o trabalho dedicado dos colaboradores Philipe Plet (ex-atleta e treinador do time) e Diogo.

Hoje, o União Recanto Clube conta com a equipe adulta e “sub 20”. De acordo com PC, o clube abriu as portas para 25 jogadores jovens não sócios e, aos poucos, a “sub 20” foi se formando. Para o Diretor Administrativo, essa abertura confere o papel social da UPMSI: “Permitir que pessoas da comunidade tenham acesso ao esporte é uma iniciativa que condiz com a missão e valores da nossa associação”, pondera. Além disso, ainda de acordo com PC, todo esse movimento e integração, só trouxe benefícios para o clube, já que o esporte se tornou um grande atrativo para os sócios.

Tiago reforça o papel importante que os times estão desempenhando dentro do clube: “antes da consolidação da equipe oficial, em torneios isolados do clube, os associados torciam contra o time do URC. Hoje, revertemos a situação. Trouxemos a torcida de volta e a arquibancada está sempre cheia”, revela.

A torcida não apenas voltou como ganhou a organização de sócios assíduos da arquibancada como o torcedor Lucas Cardoso. Lucas acompanha todas as partidas e conta que aos poucos foi chamando todo mundo: “a torcida foi só aumentando, fizemos camisa e agora somos grande incentivo para os jogos”.

Torcida crescendo de um lado enquanto o nível técnico dos jogadores sobe cada vez mais.  Tiago dá destaque ao artilheiro do time, Lucas Eduardo, de 27 anos. “É um jogador conceituado dentro do Futsal amador, ex-profissional da liga nacional com bagagem de participação em jogos internacionais, como na Alemanha”, conta o Gerente.

Outro destaque no 3º Torneio URC de Futsal foi Alexandre “Pintinho”. Jogador profissional, “Pintinho” jogou por 7 anos no “kairat”, do Cazaquistão e agora volta para o Brasil, contratado neste ano pelo “Marreco”, do Paraná. O pai do atleta é sócio do URC, por isso “Pintinho” iniciou o esporte no clube, tendo, até hoje, laços afetivos com esse ambiente. Jogou “de graça” no 3º Torneio, entrando em cena com muito amor, alegria e entusiasmo: “Foi uma sensação muito boa, tipo cruzeiro e atlético! Me preparei para o jogo, mas não tinha noção que os times eram tão bons, com jogadores de peso como Michel, que jogou comigo no Atlético, Flavinho, que jogou no América e era um dos melhores jogadores desse time, “Barrajinha” é top etc..Tiago, Adilson e PC organizando tudo enquanto o time se unia. A final ficou marcado, inesquecível, pois há 20 anos no clube não tinha visto uma coisa assim. Temos que fazer a festa! Foi uma vitória e tanto!”

A final do 3º Torneio mexeu com as emoções de todos aqueles que acompanharam o esporte no clube, há 20 anos. Ângelo Tadeu o “cheirim”, relembrou os melhores momentos como jogador das partidas nos anos 80 e agora, como torcedor, comemora a vitória junto à nova geração de jogadores: “somos do bairro e temos amor pelo clube. Foi emocionante”.

 

Participação em Jogos do TIME do URC desde 2016

ANO

TORNEIO

CLASSIFICAÇÃO

2016 1º URC      Vice-campeão

 

2017  2º URC      3º colocado

 

 2018 3º URC          Campeão 

 

2016 Campeonato Mineiro de Futsal de salão           Campeão 

 

 2017 Campeonato Mineiro de Futsal de salão           Vice-campeão

 

2016  Taça Brasil de Futsal de Salão em Aparecida do Norte          5º colocado

 

 

2017

 

Taça Brasil Jacareí (SP)

         

          4º colocado