HELIO BRASIL: aniversariante do mês URC

Apaixonado por altura e pelo trabalho. Não é à toa que o nosso aniversariante do mês, o funcionário Hélio Santos Brasil, escolheu a profissão de bombeiro. Foi durante uma partida de futebol com os amigos, em 1977, que veio a certeza da sua vocação.  Durante a “pelada”, a bola caiu do outro lado de um lote. E para recuperá-la, Brasil teve que subir por um cano e, com destreza, dominou os obstáculos, trazendo a bola de volta. Um dos amigos sugeriu então que ele deveria ser bombeiro. Não deu outra: no mesmo dia se inscreveu para as provas e pouco tempo depois ingressou no treinamento do Corpo de Bombeiros. Após quase 30 anos na corporação, aposentou como cabo no ano de 2007.

Das vivências como bombeiro, Brasil passou por muitos salvamentos marcantes, dentre eles a de um jovem que ficou dependurado no 12º andar do JK e foi salvo com êxito. “Trabalhávamos em equipe, nunca sozinhos. Essa profissão me trouxe muitos ensinamentos, que carrego com gratidão na minha vida. Aprendi a dar valor a tudo e às pessoas e a amar a Deus sob todas as coisas”, conta.

Brasil se aposentou aos 47 anos, pois começou a trabalhar muito jovem, aos 14 anos de idade. Mas não se acomodou com a possibilidade de ficar parado ou “curtindo a vida”. Logo entrou na Petrobrás como socorrista e, pouco tempo depois, a convite do colega bombeiro Ronaldo, veio compor também a equipe do URC. A princípio, trabalhava como salva-vidas. Mas Brasil descobriu um outro “dom”, como ele mesmo descreve sobre o que faz. Também possui grande habilidade como pedreiro.

Há cinco anos como funcionário do URC, hoje, aos 54 anos, Brasil cuida da manutenção do clube: “Gosto muito de trabalhar aqui. E também foi aqui que encontrei uma grande companheira, que me apóia e me dá muita força”. Brasil se refere a namorada Maria, também funcionária do clube. “Nossa relação se baseia na confiança e respeito um pelo outro. Só tenho a agradecer a todos, amigos, família e os diretores do clube”.

E finalizamos nossa entrevista com muitos agradecimentos e satisfação, pois todos nós, colaboradores URC, nos sentimos honrados de poder contar com uma pessoa tão íntegra, trabalhadora e honesta. Felicidades Brasil!!!!